Instalando Berimbau GNU/Linux Para 3ª Fase

Já começou o processo para implantar mais 326 Centros Digitais em mais de 80 municípios da Bahia através do Programa de Inclusão Sociodigital Cidadania Digital e adivinhem quem foi instalar o Berimbau GNU/Linux nesses 326 servidores? Eu e meu parceiro Tito. Tá pensando o quê? Somos pau pra toda obra rapá! Nada melhor que sentir na pele os processos que nós mesmos criamos. Lugar de Desenvolvedor não é só ficar sentado na cadeira de frente pra um computador não, temos que experimentar o nosso veneno hehehe…

Todo processo era bem simples, apenas trabalhoso. Primeiramente a equipe da empresa que ganhou a licitação abriam as máquinas, colocavam todos os dispositivos como master e outros procedimentos a mais e em seguida empilhavam esses servidores no nosso pálete. Esso é um grande diferencial do nosso projeto de inclusão digital com relação aos outros, possuímos um parque totalmente homogêneo, desde a ordem dos dispositivos até o sistema operacional, dessa forma possuímos vantagens na sua manutenção e administração.

Pegamos os servidores no nosso pálete e montamos na bancada (11 máquinas por vez) e em seguida instalamos o Berimbau. A duração da instalação é de 20min (10min para cada disco, pois o Berimbau para essa fase cresceu em tamanho e teve que ser instalado em DVD). A instalação do Berimbau é:

1 – Rápida
2 – Sem interação humana

Pois só assim conseguimos instalar muitos servidores em curto espaço de tempo.

Após 20min você tem disponível um sistema operacional completo instalado em dois discos rígidos prontinho pra funcionar.

Dá uma olhada numa pequenina porção de servidores que ocuparam quatro páletes.

Se o processo de instalação não fosse rápido e sem interação estávamos f$#@%@
Instalamos todas as máquinas em +/- 5 dias, mas dava tranquilamente pra terminar em 3 (+/-100 por dia). Abaixo a bancada com os servidores sendo instalados.

Parceiro de trabalho Tito.

O término da instalação.

Essa mensagem é bem legal ;) estrogonoficamente falando hehehe…

Depois de instalar os servidores, realizamos alguns testes, como checagem de memória, sistema e discos. Em seguida colocávamos os servidores em outro pálete onde a equipe do depósito guardavam esses servidores nas suas respectivas caixas e com uma observação relevante: os servidores são colocados na caixa com a placa-mãe próxima ao chão, isso evita que as memórias folguem nas viagens aos Centros Digitais. Fica aí essa dica pra você!

Olha Josias guardando os servidores de forma correta.

Em breve a população baiana será beneficiada com mais Centros Digitais totalmente em Software Livre ;) tendo acesso as tecnologias e usando essa tecnologia para melhorar a qualidade de vida.

36 comentários em “Instalando Berimbau GNU/Linux Para 3ª Fase

  1. oi boa noite eu sou tecnico de informática e estu tentando instalar um servido berimbal gnu/linux para 10 terminais!
    pois bem se algem por favor podesse me ajudar nesta tarefa ardua me mandando por email o passo a passo eu ficaria muito grato!
    e q Deus te abençoi…
    boanoite!!!

    • CARA VC CONSEGIU CONFIGURAR O LINUX PARA PEGAR INTERNET E FAZER A REDE ENTRE OS TERMINAIS FICO GRATO SE ME EXPLICAR AGUARDO RESPOSTA (elisafann@hotmail.com)

  2. André,

    O Berimbau GNU/Linux foi projetado para ser instalado nos servidores do Projeto de Inclusão Digital da Bahia. Já estamos trabalhando na criação de uma versão para que a comunidade possa utilizar. Não recomendo instalar o Berimbau no seu servidor a não ser que seja um CDC. Se tentar instalar mesmo assim, o Berimbau vai apagar todos os dados do seu computador e você não terá acesso ao sistema, pois é necessário das senhas e nós só passamos para quem faz parte do Projeto.

    Não temos previsão para o término da versão do Berimbau para comunidade, mas com certeza terá divulgação.

    Obrigado pela preferência.

  3. Ataliba:
    valeu pela dica!
    vc tem um outro para me passar q possa servir para o q eu quero.
    montar um lan com servidor.
    com terminais sem hd.
    atenciosamente André

  4. André,

    Tem uma distribuição muito legal que acredito que vai atender sua necessidade, estou falando do Edubuntu (http://www.edubuntu.org/)

    Ele tem é bem completo e possui o LTSP que vai fazer vc usar suas estações no servidor.

    Aqui tem a documentação em inglês que vai te ajudar a instalar e configurá-lo.
    http://www.edubuntu.org/GettingStarted

    Aqui você pode baixar o Edubuntu
    http://www.edubuntu.org/Download

    Qualquer dúvida pode entrar em contato.
    Abração

    • Oi, boa tarde, a um tempo atrás, eu ministrei um curso de informática básica (gratuito) em um povoado perto de Feira de Santana/BA., e essa semana fui chamado para compor o corpo de Monitores em um CDC, mas ao chegar lá, soube que o sistema operacional é Berimbau, porém, eu não conheço ainda, então, tenho que estudar um pouco sobre ele, será que existe algum site ou apostila, explicando de uma forma mais ampla sobre esse sistema? Se puder, entre em contato comigo, agradeço muito.

  5. Olá Ataliba, sou monitor na cidade de santa brígida-ba, e vamos começar os trabalhos em janeiro, estou encontrando um pequeno problema porque o navegador Mozila Frefox estava na área de trabalho e sumiu, quando vou acessar nos outros pcs com o iceweasel não tenho acesso completo.
    Gostaria de saber onde fica o ícone do mozila para ter acesso a internet nos outros pcs.

    Muito obrigado pela Atenção…

  6. Olá pessoal queria saber se ja está disponível a versão do berimbau para desktop?

    estou querendo baixar faz tempo e nunca acho

  7. Ataliba, eu entrei recentemente para trabalhar em um Centro de identidade digital, da minha cidade (Ipiaú), só q n recebi nenhum treinamento, nem nenhum manual sobre como usar o Berimbau, será q vc teria algum material q possa me ajudar a mexer ou sera q o governo estadual tem algum curso para os adminstradores?? Obrigado

  8. Olá amigo Tito e Ataliba Neto, sou Antonio Carlos coord. de laboratorio de MetaReciclagem “Casa Brasil” em Salvador-Ba e gostaria dentro do laboratorio montar uma estrutura baseada no Berinbau Linux, estou precisando do DVD de Instalação será que o amigo pode me conseguir?

    Ou onde poderei baixar?

  9. Ataliba, eu gostaria de saber se teria como vc fornecer a senha do Root do berimbau, ou se isso n eh possivel de maneira nenhum, pois eu estava estudando o berimbau e gostaria de ir mais a fundo. Se possivel vc me forneça a senha. Obrigado.

    E mais uma coisa, o Berimbau pode ser instalado em qualquer computador normal???

  10. Fala parceiro , participei recentmente do curso de inclusao digital. tudo sobre o linux.mais porem , estou tentando instalar o linux nos computadores da instituição que trabalho , mais não consigo ! pois nao tenho o cd do windows tbm. como faço?

  11. Prezado Amigo,
    Sou técnico e tenho que recuperar a senha de acesso do usuário root do servidor de um CDC que esta sob minha responsabilidade. Qual seria o melhor procedimento para não danificar o software ou mesmo ser necessária a reinstalação?
    Poderia me ajudar?

  12. Prezado,
    Agradeço muito sua ajuda. Como funciona o compartilhamento de internet nos servidores dos CDC? É o Squid com Dansguardian que vcs usam? Como posso configurar o compartilhamento de internet na rede local do CDC? Poderia me ajudar em mais esta missão?

  13. ola sou monitora do cdc ñ estou conseguindo entrar nesse ,novo progama instalado agora vida …

  14. Olá!

    Estou aqui para fazer algumas perguntas:

    1º Sou monitor de um CDC mais quero instalar o Berimbau Linux em casa tem como?

    2º Tem como eu instalar algum SIBER compativel com o berimbau linux para controlar o acesso como entrada e siada das pessoas? Se tiver como favor manda o site onde eu possa baixar esse siber vlw?

    E com tudo isso que perguntei acho que já deu pra perceber que é pra montar uma lan house sim..rsrsrsr

    Cara mim ajuda aêe!!!!
    Gostei muito dessa versão do linux… só quero agora poder colocar ela numa lan house e deixa a galera acessar a vontade! kkkkkkk

    No mais é isso cara!
    Vlw pela sua atenção e agradeço se mandar uma solução pra mim ajudar nessa!!

    Fuiiiiii

  15. Olá, estou entrando em contato pois o sistema operacional do nosso CDC foi alterado por um usuário, quando ele inseriu no computador um CD de instalação de outro sistema operacional (o Windows XP). Este, por sua vez, funciona somente no computador principal do CDC. Estamos sem usar o CDC por causa do ocorrido. Tem como reinstalar o Berimbau Linux? Por favor entrem em contato o mais rápido possível, pois centenas de pessoas da comunidade de Santa Rita de Cássia, município de Valente, estão sem poder usar o CDC devido a essa tragédia. Precisamos de resposta o mais rápido possível!!! Queremos reinstalar o Berimbau Linux e os programas que usávamos!!!

  16. Ola sou tecnico informatico, gostaria de uma orintaçao para instalaçao do berimbau,muito obrigado espero resposta

  17. Caro Ataliba, sou um dos responsáveis pelo CDC da cidade de Muniz Ferreira. O programa está prestes a ser inaugurado mas nós estamos com um problema. A operadora Oi instalou a linha telefônica, mas o técnico disse que não trabalha com o sistema berimbau/linuz para a instalação da internet. Isso quer dizer que até aqui nós estamos sem internet. Estou tentando entrar em contato com os técnicos que vieram instalar as máquinas através de telefone e e-mail, mas não estou conseguindo. O que fazer? Como instalar a a internet no servidor e nas outras 10 máquinas? Abraço.
    André

    • Oi André,

      Obtenha as seguintes informações abaixo com a Oi e entre em contato com a Central de Atendimento para te ajudar a configurar a rede:
      IP
      GATEWAY
      MÁSCARA
      DNS

      Abração.

  18. Amigos boa tarde, estou necessitando das informações de nome de usuário e senha da versão 2.2.10-2F (7221BK1E-2F) 334S00. Estou numa cidade chamada Dom Basílio, este telecentro estava desativado e agora estamos aqui tentando colocar ele em operação novamente só que o (usuario: monitor e senha: berimbau) não está acessando.

    Att.

    Samuel Leal

  19. Olá Ataliba, tudo bom? kara é o seguinte, sou gestor de um centro digital, de Cotegipe, Olha soh, atualizei no mozila, soh que o flash-plugin esta desatualizado, não abre nem um video, como faço para corrigir isso?

  20. OLa, quero saber como faço pra instalar o berimbau GNU/linux4, trabalho no CDC de barro Preto-BA apareceu uma mensagem pedindo para instalar a GNU/linux4 nao mensagem tinha esse site http://downloads.berimbau.ba.gov.br/ para baixar os arquivos do linux4
    baixei mas não sei o que fazer, gravei o arquivo maior em iso, na midia de dvd mais não funcionou tem um passo a passo em PDF, pra baixar tambem, la ta falando em midia de dvd, mais precisa gravar primeiro.

  21. QUAL A DESTRIBUIÇÃO DO BERIMBAL?
    QUAL O EMPACOTAMENTO
    PORFAZOR MIM MANDE RESPOSTA ESTOU PRECISANDO DEIISO PARA FAEZR UM TRABALHO
    OBRIGADO

  22. Bom dia Amigos!

    Estou com um problemão com o infcentro aui da minha cidade de Una-Ba, ainda é a primeira fase com computadores antigos, e porisso estamos sofrendo muito porque, além de ser muito frequentado fazemos uma ação social trazendo crianças carentes para interagir com a internet, o outro problema são as máquinas dos terminais que estão quebrando devido a situação precária dos computadores, pra finalizar o servidor deu defeito, mandamos para salvador capital para manutenção, demorou uma eternidade para ficar pronto, quando finalmente, ficou pronto chegou com o mesmo defeito. queremos saber por gentileza, como adquirir a fase mais atual com computadores novos?… Contamos com vossa benevolência para realizarmos esse sonho.

    Atenciosamente !

    Marcelo R. Alves
    Chefe de TI.

    • OI Marcelo. Sou Gestor do CDC de Palmas de Monte Alto-Ba. Em nosso CDC (fase 2) já recebemos novos equipamentos e aguardamos apenas a entrega de novos mobiliarios. Este material é referente ao projeto Telecentros.Br cujo CDC de Palmas se aderiu. Creio eu que vc deva entrar em contato com a Secti para colher informacoes de como trabalhar para conseguir os mesmos. 7132403335 ou 7132404641. Procure Danilla. Quanquer duvida, meu e-mail é aronilson@yahoo.com.br. Posso te passar informacoes detalhadas de como fizemos para conseguir o mesmo.

      Aguardo contato. bom trabalho,

      Aronilson Araujo

  23. Ataliba Neto. E quando dar um disk boot failure em uma das máquinas de um cdc, que não sejas no Servidor, em um outro qualquer, como faço para resolver o problema. Pois, no cdc que trabalho, deu, já tentei resolver de todas as formas, mas ainda não conseguir… o que faço?! Se puder, responda-me. Pois, as outras máquinas, além do servidor não tem driver de cd e nem se usa, só mesmo no servidor é que tem. Pode me ajudar?

    O meu e-mai é: marioquerido2009@hotmail.com

    Valeu, abraços!!

  24. Olá estou precisando configurar a impressora do cdc a xerox phase 3124, pois a mesma desconfigurou. me mande por email.
    Agradecida
    Arlaine
    Monitora cdc

  25. Bom dia Ataliba Neto, sou estagiário do 13º BPM de Teixeira de Freitas, onde se encontra um Infocentro associado ao CDC, gostaria de saber se é possivel realizar a instalação do Keduca, para que eu possa aplicae meu projeto de TCC neste local, sem a necessidade de instalar o Edubunto.

  26. Boa noite Ataliba sou tecnico em Ituberá – Ba fui chamado a cidade de Igrapiúna para resolver um problema com se3rvidor Linux , quando me deparei com o seu sistema ,reinstalei tudo ele acessa internet mais a rede não acessa as instações,
    o que deve ser , ja fui em terminal digitei :redes : o sistema respondeu etho link ok
    eth1 link ok, porem sem rede ou acesso para estação presciso da sua ajuda para resolver pois as aulas já vão começar
    ESTAÇÃO CASA JOVEM IGRAPIUNA BA

  27. bom dia!
    o Servidor ñ esta concluindo a inicialização dando erro, caso formatando como consigo o ID,
    Colonia de pesca Z17-Camamu Bahia, aqui tem o projeto tele centro de 2012

  28. Mestre Neto :D.
    Demorei pra te escrever viu, mas finalmente. Dou aulas em um CDC em Salvador, e nele, está instalado o Berimbau. Primeiramente agradeço a vc e seus amigos pelos esforços. Gostaria de conversar com você para que nos faça uma visita e conte como foi essa loucura. O curso que 20 jovens fazem comigo se chama “Suporta ao usuário de informática”. Tenho certeza que você poderá contribuir muito com suas experiências. Inclusive, contanto o rolê de cinquentinha, kkkk.

    Grande abraço. Aguardo contato ansiosamente.
    Cássio

Deixe um comentário

